sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mercosul--> parte 1

oie...



Abaixo segue uma notícia relacionada ao Mercosul, datada de 20 de junho (hoje) de 2008;



20/06/2008 - 16h37
Paraguai acusa Brasil de violar livre circulação de produtos
Publicidade

da Efe, em Assunção


O Paraguai vai defender na Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que será realizada em 1º de julho na Argentina, a necessidade de que outros membros do bloco respeitem a livre circulação de mercadorias paraguaias, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores paraguaio, Rubén Ramírez.
Segundo ele, a livre circulação de pessoas e bens é freqüentemente violada no Brasil e na Argentina.
Nesse sentido, sustentou que o conflito do governo argentino com os produtores agropecuários causou perdas ao setor exportador e importador paraguaio, que recebe ou envia produtos através de estradas da nação vizinha para o Chile ou o Rio da Prata.
Pela Argentina, Paraguai exporta carne bovina refrigerada ao mercado chileno, um dos principais destinos do produto, que representa a segunda fonte de receita de divisas à economia nacional.
Ramírez lembrou que a recente greve de funcionários da Receita Federal do Brasil impediu "que os produtos chegassem a países pelo mar ou que nossos importadores tenham acesso a maquinarias, tecnologias e produtos de consumo".
Ele acrescentou que os bloqueios viários registrados na Bolívia, estado associado do Mercosul, também acarretaram prejuízos ao tráfego de pessoa e bens.
"Por isso, estamos permanentemente encorajando a negociação de um capítulo, que na OMC (Organização Mundial do Comércio) se denomina facilitação do comércio, para que os países sem litoral marítimo tenham uma atenção especial e específica", ressaltou Ramírez.
Fontes do Ministério de Exteriores paraguaios disseram à Agência Efe que Ramírez colocará formalmente a implementação desse mecanismo em favor do Paraguai ao considerar que a falta de litoral ao país gera um custo adicional de transporte de 20%.
O ministro afirmou ainda que seu país apresentará formalmente uma proposta que contemple a inquietação dos países do Mercosul com a aprovação, no Parlamento Europeu, da norma de retorno de imigrantes ilegais a seus países de origem.
A cúpula semestral do Mercosul será realizada em de Tucumán, na Argentina, e será precedida por uma reunião de chanceleres em 30 de junho.

by: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u414542.shtml

Ghabby: "Na reportagem acima, diz que o Paraguai (um dos países fundadores do Mercosul) reclama do fato, de que o Brasil e a Argentina estejam violando a circulação de bens (comércio) e pessoas , já que o Mercosul defende o livre comércio e livre tráfego de pessoas; o Paraguai irá fazer sua "reclamação" por escrito numa reunião, na Argentina, dia 30 de junho".

bye


Nenhum comentário: